Célula de torque para motores
Sistema i-Tork® de Monitoramento, incorporado ao motor elétrico ou motorredutor, é capaz de fornecer informações em tempo real sobre esforços mecânicos indesejados, decorrentes das variações nos processos industriais.
Pode ser utilizado como parâmetro para controle do processo e sistema de segurança. Acompanha painel elétrico para condicionamento do sinal, configuração e controle em campo ou via supervisório.
O Sistema i-Tork® de Monitoramento exibe informações de torque em percentagem, onde 100% significa que o processo está consumindo todo o torque nominal do redutor. Acima de 100% o acionamento já estará trabalhando em regime de sobrecarga. O sistema desliga o acionamento automaticamente quando o torque atinge o valor configurado para SOBRECARGA, religando quando o torque diminuir. Esta manobra é realizada através de um minicontator existente no painel de torque, para o intertravamento com o comando principal do motor.
Características do i-Tork®
- Sistema de segurança e proteção;
- Permite relacionar o sinal do Torque com o processo, com elevada precisão;
- Previne contra sobrecarga e quebra do acionamento;
- Reduz custo com manutenção;
- Aumenta vida útil dos acionamentos;
Características do Painel Elétrico
- Monitoramento em tempo real;
- Alimentação 127V / 220V;
- Indicadores de alarme TORQUE ELEVADO e SOBRECARGA;
- Contator auxiliar para Intertravamento com o Comando Principal do Motor;
- Comunicação em 4-20mA com supervisório;
- Display para configuração e visualização do Torque.
Operacional em campo
O Painel Elétrico i-Tork® é responsável por condicionar o sinal do transmissor, permitir a configuração dos valores para os alarmes de torque, ajuste de offset e do span. Possui duas saídas alarme, para indicadores de comando (indicação local) e uma saída contatora, para o intertravamento com o comando existente para o acionamento do motor trifásico. Fornece um sinal de 4-20mA para registro e ações de controle, via sistema supervisório. Possui um display e botões para configuração, permitindo o ajuste de parâmetros para referência e atuação dos alarmes. Através de seus sinalizadores de comando, informa quando ocorre TORQUE ELEVADO (amarelo) e SOBRECARGA (vermelho), este último desligando o motor.
Instalação
O sistema i-Tork foi projetado para ser instalado entre Redutor de alta e de baixa velocidade ou entre Motor e Redutor, desde que estes sejam conectados por flanges padronizadas pelas normas IEC ou ANSI. Consulte nossa engenharia de para definir o modelo e o tamanho mais adequado ao seu projeto. Teremos satisfação em atendê-los.